quarta-feira, 13 de março de 2013

Até o Ministro Alexandre Tombini acha que a inflação está resistente


O presidente do BC, Alexandre Tombini, fez uma declaração forte ontem(12/03/2013) em Varsóvia. Disse que a inflação está muito resiliente. Ou seja, está resistente a todas as medidas.
Este é o pior momento da inflação em 2013. Se você está sentindo um peso no bolso na hora de fazer as compras, principalmente de alimentos, não é impressão sua.
A inflação de alimentos está em 12,5% e, em março, pode chegar a 13% ou passar desse patamar no acumulado em 12 meses. E o IPCA cheio deve estourar o teto da meta. Este é o pior momento, mas ao longo do ano, a inflação tende a cair. A de serviços também está alta, em 8,7%.
A redução dos impostos sobre os produtos da cesta básica vai afetar positivamente. A desconeração, no entanto, não chegará integralmente ao bolso do consumidor, porque a cadeia produtiva deve ficar um pouco com esse desconto.
As projeções dos economistas mostram que a inflação de alimentos deve desacelerar em 12 meses, podendo chegar no fim do ano a 7% ou abaixo disso. O país está colhendo uma supersafra de grãos, e a exportação de milho e soja ajudará a reduzir o preço internacional.
Agora, a inflação está pressionada, porque os preços dos grãos, da carne e de produtos in natura ainda estão altos.

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2013/03/13/ate-tombini-acha-que-inflacao-esta-resistente-489582.asp#.UUCKTHuJ4lE.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário