terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vendas da Renault crescem 3,6% em 2011

As vendas do Grupo Renault cresceram 3,6% em 2011, ganho de 94.637 veículos, um total de 2.722.062 veículos, informou a montadora nesta terça-feira. O resultado foi puxado pelo aumento das vendas fora da Europa (+19,2%) e pela marca Renault, que cresceu 6,8% no período. 

Em 2011, as vendas nos mercados mundiais tiveram crescimento de 5,3%, impulsionado sobretudo pela Rússia (+40%), Turquia (+13%) e América Latina (+10%). 

Na Europa, o mercado ficou estável (-0,5%), entretanto foi registrado crescimento na Holanda (+16%), Alemanha (+9%), Áustria (+9%) e Bélgica/Luxemburgo (+5%). Por outro lado, houve queda em Portugal (-30%), Espanha (-17%), Itália (-10%), Reino Unido (-2%) e França (-1,3%). 

"Neste contexto, o Grupo bateu seu recorde de vendas de 2010, com 2.722.062 unidades vendidas (+3,6%, com 94.697 ve culos), apesar das s rias dificuldades de abastecimento e perturba  es relacionadas ao tsunami japon s, que prejudicaram a atividade comercial at  o final de agosto, obtendo assim uma participa  o de mercado mundial de 3,6%", diz o texto. 

No continente europeu, o grupo teve participação de mercado de 10,1%, e um volume de vendas de 1.549.376 unidades, queda de 5,7%. Fora da Europa, o grupo cresceu 6,2%. As vendas subiram 19,2%, com 1.172.686 unidades, volume de 43% fora da Europa, ante 37% em 2010. 

Já as vendas da marca Renault cresceram 6,8% ante 2010, com 2.260.644 unidades vendidas (83% das vendas do grupo). No entanto, as vendas da marca Dacia recuaram 1,8%, sobretudo por conta das dificuldades de abastecimento relacionadas ao tsunami. As vendas da marca Renault Samsung Motors cederam 27%, com 118.135 unidades. 

Foram da Europa, as vendas do grupo subiram 19,2% no terceiro ano, contribuindo com 43% para as vendas totais do grupo. Nas Américas, o crescimento foi de 25,2%. Apenas no Brasil, o grupo teve participação de mercado de 5,7%, alta de 0,9 ponto percentual ante 2010.

Na Eurásia, a Renault apresentou elevação de 60,1%. Segundo a empresa, o destaque ficou com mercado russo, com 154.734 veículos vendidos e participação de 5,8%, ganho de 0,7 ponto percentual. 

Na região Euromed, as vendas cresceram 13,2%, registrando participação de 21,3%, alta de 0,1 ponto.

Na Ásia/África, as vendas subiram 3,2%, com participação de mercado de 0,9%. 

Perspectivas

Para o ano de 2012, o grupo espera crescimento do mercado mundial (que inclui veículos de passeio e utilitários) de 4%, com queda de 3% no mercado europeu e recuo de 7% na França. 

(Redação - www.ultimoinstante.com.br)

Leia Mais: http://www.ultimoinstante.com.br/setores-da-economia/setor-industria-automotiva-transportes/61873-Vendas-Renault-crescem-2011.html#ixzz1jjlWiFSV

Nenhum comentário:

Postar um comentário