quinta-feira, 7 de abril de 2011

Moral e Ética

Moral é um dever para garantir a regulação da convivencia humana. Comparar possibilidades de ação, perceber a necessidade do outro e pensar no que está em jogo faz parte da dimensão intelectual envolvida no ato de agir bem. Mas, como o “saber” fazer pode não ser suficiente, é preciso um querer fazer. Essa é a dimensão afetiva do agir, que é traduzida pela palavra Ética.
Essa é a visão Yves de La Taille no livro: Moral e Ética – Dimensões Intelectuais e Afetivas

Mas afinal, o que é Ética? O que é comportamento Ético?


Ética o modo de agir do indivíduo em sociedade, de acordo com cada situação.

Temos seis pilares básicos do caráter humano como base para a prática da Ética. Estes pilares são construídos ou aprendidos e adquiridos ao longo da vida do ser humano, de acordo com a educação que este recebe quando ainda em idade prematura forma o seu caráter e a sua personalidade, uma vez o caráter formado o acompanha para a vida toda e como o homem é um ser pensante e consciente a tendência é aprender e aprimorar cada vez mais seus conhecimentos, fortalecendo seu caráter e aplicando a ética no dinamismo das relações interpessoais no trabalho e na sua vida familiar.
Os seis pilares básicos citados: Confiança, Respeito, Responsabilidade, Justiça, Cidadania e interesse.

Confiança: Entende-se que há a predominância da Lealdade, Integridade, Honestidade, Cumprimento da promessa que são predicados indispensáveis para o cumprimento do dever profissional do indivíduo em sociedade.
Respeito: Dentro de qualquer contexto, falar de respeito é falar de ética, não há ética sem respeito, respeitar o ser humano como um todo é reconhecer e aceitar a teoria do pluralismo social
Responsabilidade: Sem responsabilidade não há como manter o profissionalismo dentro da ética, uma vez que, ela norteia a conduta do indivíduo na empresa ou instituição onde este exerce sua atividade profissional, a responsabilidade mostra que a pessoa realmente se interessa pela empresa, toma iniciativas, denota lealdade, pois quem foge da responsabilidade não está sendo leal.
A responsabilidade é a obrigação de responder pelas suas próprias ações,
Justiça: consiste em você se colocar no lugar do outro, a utilização de ambas dentro de um contexto profissional dá suporte para o indivíduo agir com ética, melhorando seu comportamento pessoal com o propósito do cumprimento dos deveres profissionais em sociedade, outrora, citado na resposta da questão anterior.
Cidadania e interesse: é ter a real possibilidade de exercer com liberdade e consciência todos os nossos direitos e obrigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário