quarta-feira, 27 de junho de 2012

Europa discute esta semana mais integração



Uma boa noticia sobre a Europa: esta semana haverá mais uma reunião de cúpula. Alemanha, França, Itália e Espanha vão se encontrar para discutir o passo seguinte: estão caminhando na direção de mais integração.
Eles tinham outra opção, o afastamento entre os países e a saída dos mais frágeis, como a Grécia. Mas esse seria um caminho perigoso; porque uma coisa leva a outra, eles se contaminariam pela insegurança e pelos problemas.
Agora está sobre a mesa o aumento da integração. Estão discutindo a criação de uma autoridade bancária supranacional que fiscalizará a saúde financeira dos bancos e terá autoridade sobre os bancos centrais. Isso é muito bom, porque o sistema está todo ligado. Para se ter uma ideia, os 28 bancos que foram rebaixados ontem pela Moody´s emprestaram dinheiro da Alemanha, então, o país não pode achar que consegue se salvar sozinho. Os bancos espanhóis são clientes dos alemães. Se não pagam, a Alemanha sente o impacto.
A nota de algumas instituições financeiras da Espanha caiu bastante, porque elas estão mais expostas ao risco imobiliário. O mais saudável de todos é o Santander, que está no Brasil. A força dele vem exatamente do país. Emilio Botín, presidente da instituição, disse que o Brasil é tão importante que ele vem todo mês para cá. Estar no país, hoje, é um bom argumento, aumenta a confiança.
Míriam Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário