quarta-feira, 27 de junho de 2012

Zona do Euro terá supervisão bancária única





A Moody´s rebaixou ontem a nota de 15 grandes bancos. Há muitas críticas em relação às agências de classificação de risco, mas devemos considerar essas avaliações, porque o mercado toma decisões de acordo com elas, por mais contraditórias que sejam.

Só de terem dito que as notas dos maiores bancos estavam sendo revistas, alguns perderam 25% de seu valor de mercado. Isso pode ser recuperado - as ações caem e sobem, mas o rebaixamento impressiona porque atinge bancos realmente grandes. A nota do Citibank, por exemplo, está só dois níveis acima do patamar considerado lixo. Também chama a atenção o fato de o alemão DeutscheBank estar na lista.
Ontem, quando entrevistei José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, ele falou sobre uma ideia que está sendo ventilada: a de criação de uma autoridade bancária supranacional na Europa.
Lá, são os BCs nacionais que fiscalizam os bancos, determinam regras. Ele disse que já estão prontas as primeiras propostas para esse órgão supervisor supranacional, que estabelecerá padrões para os grandes bancos. Na quarta-feira, já vão discutir isso.
Caminha-se para que haja, cada vez mais, supervisão bancária, maior controle sobre as instituições financeiras. Depois da união monetária, a Europa caminha para a união bancária.
Vale lembrar que uma lacuna na supervisão bancária americana produziu a crise de 2008 que o mundo sente até hoje. Exatamente por falta de supervisão às instituições financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário