segunda-feira, 14 de março de 2011

Porque existe tanta competição entre os seres humanos?


A vida de ser humano é uma constante luta pelo orgulho e status, ou seja, eu faço questões de ter o melhor carro, a melhor casa...e assim por diante!

O time que torço tem que ser o melhor, mas, se o meu time for campeão o que os torcedores ganham? Apenas o status de torcer para o time campão.
O filósofo iluminista Rousseau, mostra que a competitividade, a luta pelo orgulho o status, é uma característica endógena e constante na natureza humana, conforme trecho a seguir:

“Acostumam-se a reunir-se defronte das cabanas ou à volta de uma grande árvore; o canto a dança, verdadeiros filhos do amor e do lazer, tornaram-se a diversão, ou melhor, a ocupação dos homens e das mulheres ociosas e agrupadas. Cada qual começou a olhar os outros e a querer ser olhado por sua vez, e a estima pública teve um preço. Aquele que cantava ou dançava melhor; o mais belo, o mais forte; o mais hábil ou o mais eloqüente passou a ser mais considerado e esse foi o primeiro passo para a desigualdade e para o vicio ao mesmo tempo; dessas primeiras preferências nasceram, de uma lado a vaidade e o desprezo, do outro a vergonha e o desejo; e a fermentação causadas por esses novos germes produziu por fim compostos funestos à felicidade e à inocência”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário