quarta-feira, 16 de março de 2011

Se me formasse aos 43 anos, a idade seria um empecilho para recomeçar?


Trabalho na mesma empresa há 12 anos, mas não estou contente. Em 2008, após três anos de curso, me formei em licenciatura matemática (foi o que deu para pagar), mas ainda não consegui emprego nessa área, por falta de oportunidades ou baixos salários. A minha dúvida é: se eu começar engenharia agora, estarei formado aos 43 anos. Essa idade é um empecilho para recomeçar ou seria melhor pensar em alguma pós-graduação? No caso da pós, nem tenho ideia em que área seria.
Em primeiro lugar, sugiro que você faça uma exercício de reflexão, no qual irá responder às seguintes questões: Quais são os meus objetivos? O que quero para mim? O que me deixaria feliz no campo profissional?
Se você não parar, vai acabar perdendo tempo e gastanto dinheiro em cursos que nesse momento não vão agregar valor algum. Não adianta realizar um curso somente porque dá para pagar. O que está em jogo é a sua carreira, sua ascensão profissional.
A partir do momento em que você tiver claro o que quer, fica mais fácil buscar o caminho e pensar em estratégias para atingir seu objetivo. Aos 43 anos, realmente fica um pouco mais díficil iniciar uma nova profissão, porém, nada é impossível, desde que realmente seja isso o que você quer.
Se formos pensar de uma forma mais racional, seria conveniente realizar uma pós-graduação com foco na área em que você trabalha e procurar se desenvolver no seu atual trabalho.
Mas, para que você possa decidir, faça uma análise de sua vida profissional. Por que você não está contente? O que está faltando?
Se quiser usar o curso de licenciatura em matemática, você poderia se desenvolver na área acadêmica. Pensar em fazer uma pós-graduação voltada para essa área e dar aulas em faculdade.



Stefania Lins Giannoni, psicóloga e headhunter


Nenhum comentário:

Postar um comentário