terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Confiança do consumidor de São Paulo avança e atinge recorde em fevereiro


A confiança do consumidor da região metropolitana de São Paulo atingiu recorde de 170,1 pontos em fevereiro, o que representa uma alta de 7,5% na comparação com janeiro, quando foram registrados 158,3 pontos.
De acordo com o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), divulgado nesta segunda-feira (27) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), o recorde anterior era de agosto de 2010, quando o indicador havia alcançado 164,5 pontos.
Segundo a assessoria técnica da Fecomercio-SP, o bom resultado se deve principalmente à manutenção dos bons níveis de emprego e renda.
“O ritmo de crescimento da massa salarial ganhou força nos últimos meses com estabilização do emprego em baixos patamares e aumento reais das pessoas ocupadas, principalmente neste período do ano onde já entra em vigor o reajuste do salário mínimo, o que impulsionou ainda mais o ânimo dos consumidores em fevereiro”.
Condições atuais e futuras
Para a elaboração do índice geral, são levados em consideração outros dois indicadores: o IEC (Índice de Expectativas do Consumidor) e o Icea (Índice das Condições Econômicas Atuais).
O primeiro, que mede a percepção de como estará a economia daqui a 12 meses, registrou evolução de 5,6% sobre janeiro, passando de 162,6 para 171,7 pontos.
Com relação ao Icea, que avalia a satisfação dos consumidores com o momento atual da economia, o índice registrou alta de 10,5% em relação ao mês anterior, chegando a 167,9 pontos. Em janeiro, o índice apurado foi de 151,9 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário