quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Faturamento das MPEs paulistas aumenta 4% em 2011


O faturamento real das MPEs  (Micro e Pequenas Empresas) paulistas aumentou 3,8% em 2011, na comparação com 2010. É o que aponta um levantamento do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) divulgado nesta quarta-feira (15).
De acordo com os dados, a receita total chegou a R$ 336,6 bilhões, cerca de R$ 12 bilhões a mais do que no ano anterior.
“Os resultados comprovam que as micro e pequenas empresas passam por um bom momento, contribuindo para a geração de emprego e renda na economia”, afirma o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Setores e regiõesAo analisar o desempenho dos setores no ano passado, apenas a indústria apresentou retração, de 0,5%, no confronto com 2010. Já serviços teve expansão de 7,5%, enquanto o comércio cresceu 3,3%.
Entre as regiões, as MPEs do município de São Paulo e do interior foram os destaques positivos, com alta de 6,1% e 4,7%, respectivamente. Os pequenos negócios da Região Metropolitana de São Paulo cresceram 2,9%.
Apenas as MPEs da Grande São Paulo recuaram no ano passado, registrando queda de 0,9%, no confronto com 2010.
Expectativa para 2012A pesquisa indicou ainda que os empresários estão cautelosos com o desempenho do seu negócio neste ano. Pelos dados, 51% acreditam em manutenção da receita nos próximos seis meses. Em janeiro do ano passado, o indicador era de 44%.
De acordo com o Sebrae-SP, as MPEs tendem a acompanhar o ritmo de crescimento da economia brasileira. “As projeções dos analistas de mercado são de que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro tenha um crescimento de 3,3%, resultado ligeiramente superior ao aumento de 2,9%, esperado para 2011”, explica o consultor da entidade, Pedro Gonçalves.
Caetano acrescenta que as reduções nos juros básicos, registradas nos últimos meses de 2011, deverão contribuir para uma ligeira melhora no nível de atividade da economia, particularmente no segundo semestre de 2012.
“Considerando as características das MPEs, que vendem principalmente para o consumidor, no mercado interno, a evolução da ocupação e da renda na economia deverão influenciar de maneira relevante o desempenho”, finaliza.

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